Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Areas de atuação na indústria de games

Existem 3 grandes áreas de atuação na indústria de games que um jovem profissional pode (e deve) focar. Embora no futuro, principalmente se você for ter uma empresa indie, você terá que saber um pouco de cada área, é sempre importante no começo escolher uma área para se desenvolver mais e se tornar um especialista.

Geralmente no curso de ciências da computação ou sistemas de informação o foco é a programação, então dessas 3 areas os alunos desses cursos passam por somente uma. Porem qualquer um pode desenvolver o seu conhecimento e habilidades através de uma palavrinha (mais pra recurso) magica que existe hoje em dia. É ela mesmo...a internet!

Qualquer que seja a área de atuação que você decida se especializar, a internet é o caminho para você aprender e por em pratica tudo o que precisa para se tornar um expert.
Sem mais delongas, vamos as áreas:

Programação: “são os responsáveis por desenvolver toda a lógica do jogo. Existem várias especialidades que podem ser seguidas nessa área, dentre elas o desenvolvimento da física do jogo, da inteligência artificial, da renderização gráfica, do processamento sonoro, da jogabilidade, da interface do usuário, dentre inúmeras outras.
Sérgio Oliveira

O programador será aquele que cria toda a logica que dará a vida ao jogo. Existem inúmeras especializações dentro da programação, e nessa área geralmente o profissional precisa ter conhecimentos das teorias da computação (como grafos, estruturas de dados) e de matemática/física (muito, mas muito mesmo, usada no dia a dia dos jogos).
Especializacoes incluem (mas não se limitam): engine, gameplay, physics, network, AI (artificial intelligence), UI (user interface), render (computer graphics e shaders).

Game Design: “são os responsáveis por projetar o jogo como um todo, desde a formulação do conceito do jogo, até a sua jogabilidade. Para tanto, precisam estar atentos às notícias e tendências da indústria.”
Sérgio Oliveira

Enquanto o programador instrui o computador em como o jogo funciona, é o game designer que dita para o programador o que deve ser feito no jogo. Explicando melhor, o game designer cria mecânicas e sistemas (em sua cabeça) de como o jogo deve funcionar, e passa para o programador.
Imagine o jogo do Mario. Foi um game designer que decidiu que seria um jogo de plataforma, onde o Mario anda sempre para a direita, ele pode correr, andar e pular, ele pode matar inimigos pulando na cabeça deles, ele tem upgrades (inclusive um que faz ele voar), ele tem um tempo limite para passar de fase, e um limite de vidas (que pode ser aumentado coletando moedas ou cogumelos verdes). Depois disso o game designer foi e decidiu quais são e como funcionam os inimigos do Mario. Depois disso ele decidiu como serão os leveis (fases). E por ai vai...
Então tudo que é mecânica de jogabilidade, alguem teve que pensar e planejar, e esse alguém é nosso game designer.
Algumas especializações de game designer são: gameplay, level design, narrativa e roteiro, game feel, character, enemies, combat.

Arte: “são os responsáveis pelo desenvolvimento de toda e qualquer coisa que exija arte visual. Podem se encaixar na concepção da arte, na modelagem 3D dos personagens, do cenário, animação, texturização, iluminação, dentre tantas outras que envolvam imagem.
Novamente, Sergio Oliveira

O trabalho de um artista é o de dar sentimento, estética, vida ao jogo! São eles os responsáveis por elaborar o visual e som de um jogo para que o jogador se sinta imerso na experiência.
Pegando o Mario como exemplo, eles que desenham e animam cada personagem, o ambiente e cenário, a interface do usuário, e criam os sons épicos que lembraremos para o resto da vida (https://www.youtube.com/watch?v=VH8mQRXemuo).
Algumas especializações dentro dessa área são: Concept, Character, Environment, UI, trilhas sonoras (OST), efeitos especiais sonoros (sound FX), cutscene (animações ou vídeos).

Percebam que não existe jogo sem esses 3 especialistas, ou melhor, sem essas 3 áreas.

Existem outras especializações? Sim, mas vocês somente chegarão nelas após ter uma das acima...

Percebam que estou misturando propositalmente inglês com português, pois como disse no artigo anterior, é hora de aprender inglês! (What time is it? Its adventure time, but in english!)

Refs:


Nenhum comentário:

Postar um comentário